Se você é um bom empresário ou apenas um consumidor bem informado, com certeza tem noção da importância da análise da concorrência. Caso contrário, estaria gerindo um negócio dando um tiro no próprio pé…
Normalmente, as pessoas colocam muitas expectativas na análise da concorrência, e isso não poderia ser diferente para garantir a sobrevivência das empresas em mercado acirrados, com consumidores cada dia mais exigentes.
Para não perder clientes e arrebentar nas vendas, é preciso prestar atenção a alguns detalhes na hora de monitorar a concorrência. Confira quais são:
O que um concorrente tem para te ensinar
Primeira lição: aprenda com os seus maiores concorrentes — mas sem se esquecer de observar os menores. Aprenda como eles realizam seus processos, quais técnicas novas eles estão utilizando ou até mesmo a forma como abordam os seus colaboradores, incentivando a cada um para que cuidem do negócio como se fossem deles. Veja como atingem os patamares de qualidade e excelência na prestação de serviços ao cliente. Não comece essa análise criticando, mas sim observando o que eles fazem de melhor.
Nem sempre os concorrentes estão visíveis
Geralmente, temos a mania de prestar a atenção somente ao que está ao alcance dos nossos olhos. Mas, quando se trata de gerir negócios, o assunto muda, pois nem todo concorrente “faz barulho”.
Portanto, tente mapear quais são os seus concorrentes assumidos e quais estão ocultos. Além de buscar o máximo de informações no mercado (on-line e off-line), se for possível, tente agendar visitas a várias empresas, pois, por meio dessa ação, você perceberá de perto quais são as brechas existentes no seu modelo de negócio e o que você pode fazer de maneira consciente para melhorar a sua gestão.
O que o público acha da sua concorrência
Para entender o que um cliente acha dos seus concorrentes, é necessário que você conheça o seu público-alvo e já tenha identificado os pontos fortes do seu concorrente de maneira criteriosa.
Pesquise para entender a quem o seu cliente recorre na falta dos serviços da concorrência. O seu cliente volta para a sua empresa após ter sido atendido pelo seu concorrente? O que ele acha dos preços ofertados por sua empresa e pelo concorrente?
A melhor estratégia começa tendo bem claro como está, e o que satisfaz as expectativas do seu cliente. Entenda a forma como ele pensa e o que acha das demais empresas que trabalham com o mesmo nicho de negócio que o seu. Essa é uma das regras primordiais para manter o sucesso do seu negócio.
O que funciona na análise da concorrência
Por último, dê de fato a devida importância à análise da concorrência. Use o seu conhecimento de mercado para criar uma vantagem competitiva. Atualmente na internet, através de comentários espontâneos é possível você identificar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades do seu negócio, a ex. da SWOT Espontânea da Postmetria… E além disso, faça com que o seu público-alvo aprecie, avalie, experimente, veja e saboreie os seus produtos. Aprenda como agir em situações inusitadas, encantando o seu cliente. Isso sim é saber lidar com a concorrência. Mude a sua postura e conheça os pontos comparativos onde mais se destaca para poder ampliar essa diferenciação positiva, assim como, melhorar os pontos críticos de mercado que podem estar desde já afetando o seu negócio!
Conhece outros recursos que podem ser essenciais na análise de um concorrente? Comente e divida com a gente sua experiência!