Saiba mais sobre os tipos de pesquisa para estudos de mercado!

Estar sempre um passo à frente da concorrência exige alguns investimentos por parte da empresa, como o desenvolvimento de estudos de mercado, comumente chamados de pesquisas.

Esses estudos são ferramentas para a tomada de decisões, ajudando a compreender determinado cenário e a agir de forma correta em busca de resultados.

Pesquisar sobre o seu mercado também auxilia na identificação de oportunidades de negócios e na resolução de problemas, trazendo conhecimento qualificado para os tomadores de decisão. Neste post, vamos abordar alguns dos tipos de estudos mais aplicados para a realização de pesquisas de mercado e como eles contribuem para um melhor entendimento do contexto em que sua empresa está inserida. Vamos lá?

Cliente Oculto

Também chamada de Mistery Shopper, essa pesquisa consiste em fazer com que uma pessoa se passe por cliente da empresa para avaliar o atendimento ou ainda levantar dados sobre os produtos e serviços oferecidos. Ela serve como fonte de informações para que a empresa identifique seus gaps de competência e possa atuar de forma precisa sobre cada ponto, promovendo melhorias contínuas.

Survey

As pesquisas do tipo Survey são realizadas em larga escala, através de questionários ou entrevistas. Elas têm como principal objetivo identificar características de uma determinada amostra da população ou comportamentos considerados padrões. Por serem pesquisas quantitativas e de larga escala, demandam uma grande infraestrutura para serem aplicadas.

Etnografia

A etnografia é uma pesquisa qualitativa e exige que o pesquisador observe in loco o comportamento a ser estudado. Ela é aplicada principalmente para identificar padrões comportamentais, como por exemplo, os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor.

Netnografia

Derivada da etnografia, a netnografia é o estudo de padrões comportamentais na internet. Essa pesquisa pode ser aplicada para estudar interações entre usuários ou ainda fenômenos sociais, como é o caso do uso das redes sociais.

Análise de redes sociais

Chamada de ARS, essa pesquisa se vale da sociologia, antropologia e psicologia social para estudar as interações entre indivíduos dentro de uma rede social, que é considerada uma estrutura de pessoas ou organizações que se relacionam entre si. O foco está nas formas de interação, portanto, pode ser aproveitada nos estudos de mercado para compreender como os usuários de redes sociais se relacionam e assim construir conexões mais profundas com clientes e consumidores.

Métodos Mistos Enxutos

A Postmetria é a 1ª plataforma de pesquisa em Métodos Mistos Enxutos – MME, ou Lean Mixed Methods do Brasil. Métodos Mistos Enxutos são um novo conceito de pesquisa ágil em conteúdo espontâneo, inspirada em consagrados métodos de pesquisa (convencionais e para a internet), e na metodologia de desenvolvimento conhecida como Lean Startup escrita por Eric Ries. E parte do conceito integrado do uso do paradigma Quantitativo e Qualitativo de pesquisa de mercado. As bases das buscas, coletas e análises da MME da Postmetria constituem um método híbrido que mistura pesquisas qualitativas e quantitativas em redes sociais.

Com o auxílio da Plataforma da Postmetria, você é capaz de coletar e analisar dados em diversos ambientes on-line (inclusive suas próprias bases de interação com cliente – ex. CRMs, Fale Conosco, ambientes de atendimento, etc.) e assim, construir um conhecimento organizado sobre microtendências de mercado, comportamento do consumidor e dados demográficos, analisando frameworks como Matriz SWOT, Net Promotor Score, entre outros.

Aqui mencionamos seis métodos de pesquisa que você pode utilizar para agregar conhecimento sobre seu mercado e assim desenvolver melhores soluções para o seu público-alvo. Mas é claro que existem outros métodos de estudos os quais você pode utilizar. Fique ligado em nosso blog e acompanhe novidades sobre este assunto.

Quais pesquisas para estudos de mercado você utiliza na sua empresa? Elas têm sido eficazes ou você acredita que poderiam trazer melhores resultados? Conte para a gente!

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