4 dicas para conhecer o seu público melhor

Qualquer empreendimento pode melhorar muito seus processos se compreender bem o que o seu cliente deseja. Isso é cada vez mais buscado pelas empresas, que passaram a entender que, em tempos de alta competitividade, um detalhe pode ser crucial para conquistar mais consumidores sem ter que gastar muito.

Existem diversas maneiras de fazer isso, e muitas delas são mais simples do que parecem. Com algumas ferramentas e atitudes, é possível conhecer o comportamento dos clientes, as tendências do mercado e formas de melhorar a abordagem e aumentar o índice de vendas. Quer descobrir quais são as dicas mais eficazes para conhecer seu público melhor? Então, confira o post de hoje!

Analise o histórico dos clientes

Através de uma análise do histórico dos clientes, a empresa pode conhecer seu público melhor e, dessa forma, conseguir mais e melhores resultados. Colete os dados e informações de compras, bem como as interações — assim, você consegue compreender quem está comprando, o quê.

Detalhes como gênero, faixa etária, ticket médio, localização e produtos buscados certamente contribuirão para um atendimento mais personalizado, campanhas mais precisas, promoções segmentadas e novas oportunidades de negócios. Você pode se surpreender com os resultados dessa estratégia!

Utilize as redes sociais

Hoje, as redes sociais fazem parte do cotidiano e, certamente, mudaram o estilo de vida do mundo contemporâneo. É importante estar atento aos mais diversos canais, especialmente Facebook, Instagram e Twitter — e, crescendo cada vez mais, principalmente entre os jovens, o Snapchat —, os mais populares em nosso país.

Mídias como essas podem ajudar de diversas formas, pois os admiradores e consumidores da sua marca estarão ali, dando opiniões completamente espontâneas e naturais. Tópicos e produtos que gerem um alto engajamento devem ser analisados profundamente, e você pode identificar os assuntos mais buscados para, dessa forma, realinhar suas estratégias.

Ter perfis profissionais da empresa também é primordial, pois isso permite que você publique conteúdo relevante e acabe promovendo mais inteiração, além de conhecer seu público melhor. Contudo, é essencial que os perfis estejam sempre atualizados e que você responda aos contatos dos seguidores com rapidez.

Entenda as necessidades dos compradores

Entender as necessidades, estilo e grau de satisfação dos compradores é essencial para conhecer melhor seu público. Muitas empresas acabam não dando muita importância para esse quesito, jogando fora informações relevantes que podem mudar as estratégias e até o destino do empreendimento.

As informações podem vir através de uma variedade de canais: email “Fale Conosco”, comentários no site, redes sociais, entre outros. Procure montar um mailing para contato direto com seus melhores compradores, e jamais despreze o que eles têm a dizer.

Faça pesquisas

Que maneira pode ser mais eficaz para conhecer em profundidade o seu cliente, melhor do que fazer pesquisas para saber sua opinião? Elas podem ajudar a nortear decisões e contribuir para que os gestores saibam quais rumos tomar para agradar o seu público. No entanto, elas não podem ser feitas de qualquer forma!

Você pode contar com uma plataforma que auxilie nessa estratégia. Existem programas modernos que permitem fazer uma pesquisa comportamental na internet, a partir de análises qualitativas e quantitativas e utilizando toda espontaneidade dos comentários de consumidores, contribuindo com uma série de informações que podem ajudar nas decisões estratégicas do seu negócio.

Usando esse tipo de sistema, você pode coletar opiniões, imagens e até vídeos dos mais diversos canais, possibilitando uma análise posterior dos feedbacks sobre sua marca e conhecendo o grau de recomendação dos seus produtos, da concorrência e do seu segmento de mercado. Dessa forma, mesmo sem contar com uma grande base de contatos do seu público-alvo, com análises profundas sobre conteúdo espontâneo você pode realinhar suas estratégias e reforçar os pontos que estão tendo bons retornos, trazendo mais eficiência para sua gestão.

Com nossas dicas, vai ficar mais fácil para você conhecer melhor seu público. Tem outras dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

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