Pesquisas X Monitoramento na internet

Numa reunião de negócios, logo que começamos a falar sobre pesquisa na internet apresentando o software Postmetria, é muito comum ouvirmos a pergunta: – qual a diferença entre a Postmetria e as ferramentas de Monitoramento de redes sociais?

Em primeiro lugar, vale dizer que cada instrumento, tem seu valor no mercado e irá cumprir seu papel, de acordo com os objetivos do usuário. Inclusive, trabalhando complementarmente quando necessário. Ou seja, se você deseja apenas acompanhar citações sobre sua marca, para saber o que, quando e onde falam dela no dia-a-dia, uma ferramenta automática de monitoramento atende suas necessidades.

Porém, se você deseja:
1º Entender sobre o perfil psicodemográfico e sóciogeográfico dos internautas sobre determinada pauta, num determinado período de tempo (passado / presente)…
2º Interpretar padrões comportamentais e novas tendências do mercado de modo mais profundo…
3º Fazer generalizações com confiabilidade estatística…
4º Associar livremente posts interconectados entre si, ao seu objetivo de diagnóstico…
5º Utilizar fontes de busca além das redes sociais, como por ex. ambientes on-line colaborativos diversos, seu próprio Fale Conosco (email), dados de um CRM/ERP…

Então você está falando de Pesquisa na internet!

No entanto, até antes da Postmetria, quando se falava em pesquisa na web, basicamente o mercado oferecia (dentre outras…) mais frequentemente essas 03 opções: 

a) Aplicação de Perguntas – email com Questionários (survey), Enquetes, ou Painéis on-line com respondentes contratados;
b) Análise de Redes Sociais – análise dos níveis de proximidade de “pontos de contato” entre internautas, ou sua influência (klout) nas redes sociais;
c) Análise Qualitativa de comunidades virtuais – análise de padrões de comportamento coletivo, e/ou de personagens em ambientes virtuais (netnografia).

Contudo, seja de modo conjunto às opções acima, ou pontualmente, hoje já é possível fazer pesquisa Quali-Quanti com profundidade, a partir dos comentários espontâneos da internet, numa proposta de observação não-participativa com o software de Métodos Mistos Enxutos (MME) – Postmetria!

Assim sendo, retomando a análise entre pesquisa e monitoramento, vale a pena comparar algumas características gerais dos principais softwares nacionais de Monitoramento Vs. o software-método Postmetria, como segue:

Monitoramento X Pesquisa

* Codificação é a análise interpretativa (etiquetagem) de cada comentário/post no Postmetria. É uma classificação de determinado conteúdo (texto, post, imagem, etc.), que transforma-se numa inferência relevante e padronizável. Interpretação que amplia a informação de contexto do comentário coletado.

Texto monitoramento X pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *