Uma empresa jamais é uma ilha isolada do mercado. São inúmeros fatores que possuem impacto direto e indireto, precisando de um acompanhamento atento. Com o crescimento e a popularização da internet, a pesquisa nas redes sociais se tornou uma ferramenta valiosa para quem quer permanecer na dianteira, rumo à liderança.
Quer saber como essas pesquisas podem ajudar no sucesso da sua empresa? É o que abordaremos no post de hoje.
A pesquisa nas redes sociais
Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram… São ambientes on-line onde diversas pessoas se encontram com o principal objetivo de travar contatos, seja para a vida social, para a troca de conhecimento ou crescimento profissional.
A pesquisa nas redes sociais é uma oportunidade para aproveitar a presença do público-alvo em um lugar desenhado para a interação. Melhor ainda: por se darem em ambiente virtual, derrubam distâncias e fronteiras, diminuindo drasticamente custo e logística para a obtenção de resultados.
Ou seja: essas pesquisas são perfeitas para ajudar a tomar decisões estratégicas conscientes e embasadas, com agilidade, economia e confiança.
O estudo da concorrência
Para saber qual a posição que sua empresa tem – ou deveria ter – diante do mercado, um primeiro passo é o estudo da concorrência. A pesquisa nas redes sociais pode permitir desenhos específicos de mercado em diferentes regiões e localidades.
Às vezes é muito difícil perceber porque sua marca está encontrando dificuldades em adentrar um certo mercado. Só que, ao pesquisar na internet, você pode descobrir a existência de negócios locais que dificultam a preferência do público pelos seus produtos e serviços e disputam, mesmo que com outras soluções, o seu mesmo mercado.
Conhecendo a clientela
A pesquisa nas redes sociais, ao mesmo tempo que mapeia o mercado de forma geral e local, também traça perfis de público e seus hábitos. E é a partir deles que a sua empresa poderá criar estratégias, campanhas e ações de marketing que permitam a eles um melhor entendimento da sua mensagem de marketing (ou seja, as soluções e benefícios do que seu negócio oferece).
Essas pesquisas fazem com que seus esforços online e offline sejam muito mais certeiros para você poder focar no oferecimento de experiências de compra cada vez melhores para os seus clientes atuais.
Percebendo a imagem da empresa
Por fim, não menos importante, e dentre ainda outras opções, temos a possibilidade de perceber qual a imagem da sua empresa que é percebida pelo público. Afinal, essa percepção impacta diretamente na confiança dele na sua marca. E é ela quem faz com que o público eleja a sua marca – ou qualquer outra no mercado para sanar seus desejos e necessidades.
Só que é preciso ter atenção ao conteúdo gerado pela sua pesquisa. É comum nas pesquisa de aplicação de questionários, ou enquetes convencionais o próprio pesquisador acabar – mesmo sem querer – influenciando as respostas do consumidor. Por essa razão, é importante valorizar, e muito; – tudo o que o seu público diz de forma espontânea! Sem filtros ou direcionamentos. E as redes sociais também são uma ótima forma de permitir esse contato espontâneo… Com informações espontâneas de microtendências do seu segmento, agregadas através de pesquisas, sua marca terá material mais do que suficiente para poder entender seu lugar no mercado.
Por isso, não deixe de investir em metodologias confiáveis e com bases de compreensão profunda para pesquisa nas redes sociais. Elas vão ajudá-lo a delinear as ações de marketing futuras e quais as estratégias de mercado com mais chances de sucesso, não apenas em âmbito geral, mas de forma bem localizada, elemento que pode representar um diferencial decisivo para a conquista do seu mercado. Dessa forma, você mantém os clientes satisfeitos e cria um ciclo produtivo para crescer cada vez mais!
Ainda ficou com dúvidas ou tem alguma experiência em pesquisas online que gostaria de dividir conosco? Use a área de comentários abaixo!