Toda pesquisa nasce a partir da necessidade de conhecimento. É para sabermos mais que pesquisamos sobre o sistema solar ou desenvolvimento das plantas, por exemplo. Para que uma pesquisa ganhe corpo é necessária a definição por um método. Seja qual for a escolha, o importante é saber adequar a metodologia a ser usada ao seu objetivo.
Quantitativo x Qualitativo
Quando se fala em pesquisa, é comum dividirmos o mundo em metodologias qualitativas e quantitativas. Cada qual dotada de características específicas, reúnem uma série de técnicas para coleta e análise de dados. Embora o procedimento mais comum seja a opção por uma destas, podem ser trabalhadas em conjunto nas chamadas pesquisas de Métodos Mistos, o que atesta que, antes de serem opostas, são metodologias complementares.
Método Quantitativo
Quantitativo se refere a quantidade e é exatamente sobre este aspecto que se apóia tal metodologia. Comumente utilizada para medir freqüência e intensidade de eventos, é a metodologia utilizada, por exemplo, quando o IBGE realiza o Censo ou ainda quando algum instituto de pesquisa informa sobre o percentual de torcedores de um determinado time de futebol.
Tratadas com rigor estatístico desde a construção de sua amostra até a análise dos dados, pesquisas com métodos quantitativos oferecem medidas de alta precisão. Parte-se da coleta de dados em instrumentos estruturados, como questionários, seguindo uma lógica de estímulo do entrevistado, até obter resultados que possam ser extrapolados para todo um universo.
Método Qualitativo
Se o método quantitativo opera através da lógica do estímulo, o método qualitativo faz uso da espontaneidade do entrevistado. Por mais que você consiga aferir a quantidade de consumidores que fizeram uso e aprovaram determinado produto, com a pesquisa quantitativa você não consegue ir muito mais além. Já através dos métodos qualitativos, além de saber se o consumidor fez uso e aprovou o produto, você conseguirá informações sobre a motivação da compra, os pontos positivos do produto, o que poderia ser modificado, sendo possível, assim, compreender mais a fundo toda a dinâmica que orientou a experiência do consumidor.
Dotadas do mesmo rigor que compete às pesquisas quantitativas, os métodos qualitativos não se tornam menos confiáveis por não produzir calhamaços de números. Ao contrário, ao explorar uma questão buscando aprofundar as informações superficiais, consegue-se, por meio de instrumentos de coleta semiestruturados, observações ou entrevistas, descobrir nuances sobre um determinado problema que podem ser essenciais para seu completo entendimento e resolução.
Tais métodos são costumeiramente utilizados quando se pretende apreender a percepção de um cliente quanto a um serviço ou produto, motivações para uma determinada escolha eleitoral, causas para a rejeição a um programa televisivo, dentre outros.
Método qualitativo e pesquisas online
Sabemos que a internet tornou-se um ambiente repleto de oportunidades para aqueles que desejam expor sua marca ou produto. Para que obtenha sucesso nesse nicho, como em qualquer outro, é importante que se conhecer seu público alvo. Aplicações como o chamado monitoramento de redes sociais pode lhe fornecer informações sobre quantas vezes sua marca ou produto foram mencionados, por exemplo, mas não oferecerão mais do que isso. Pesquisas qualitativas, ao contrário, possibilitarão que, além de saber quantas vezes fora citado, conheça-se os perfis psicodemográfico e sóciodemográfico de quem fez as citações, bem como fazer interpretações comportamentais, generalizações e associações, ou seja, fornecendo-lhe um quadro mais completo sobre a situação que permitirá ações mais efetivas de acordo com seus objetivos.
Quantitativo + Qualitativo
Como dito anteriormente, cada problema de pesquisa demanda uma metodologia específica, sendo esta escolha determinante para o alcance dos objetivos. Apresentamos também as características dos métodos quantitativos e qualitativos. Entretanto, você se lembra o que dissemos sobre complementaridade?
Saber associar o potencial de cada uma das metodologias é o melhor dos mundos quando se fala de pesquisa online. Ficar restrito a uma ou outra opção pode limitar o grau de conhecimento possível de ser obtido. Apostar nas informações que o uso conjunto das metodologias quali-quanti têm a oferecer, sobretudo através dos inovadores Métodos Mistos Enxutos, pode ser o melhor caminho para traçar estratégias certeiras baseadas em um profundo conhecimento de seu público.
Você já fez uso de pesquisas na internet? Comente como foi e compartilhe sua experiência!