A Black Friday é um dos eventos mais esperadas do ano pelo setor de varejo, perdendo apenas para o Natal. Segundo pesquisa da Zoom, 95% dos entrevistados pretendem fazer compras durante a Black Friday. É necessário portanto estar preparado para lidar com todas as demandas dos clientes que com certeza surgirão nesse período tão importante do ano.
Mais do que lidar com essas demandas, é preciso ficar de olho na imensa quantidade de comentários que seus consumidores farão para obter insights relevantes na Black Friday. Entretanto, tirar inteligência comercial desse feedback pode ser humanamente impossível, fazendo com que ela se perca no meio de tanto insumo do Big Data da Internet.
É por isso que a utilização de Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial, como fazemos na Postmetria, é essencial otimizar todo esse processo. Ambas as tecnologias estão em voga atualmente e se fazem cada vez mais necessárias para a escalabilidade da análise do Conteúdo Espontâneo Não-Estruturado, especialmente em momentos que há um pico de reações e comentários como nessa época do ano.
A necessidade de escalar a análise
Escalar a análise dessas milhares de interações é preciso para evitar a perda de informações. A utilização do Spontaneous NPS, nossa métrica obtida a partir da leitura e análise desses comentários por IA, é uma das soluções para escalar e obter uma maior inteligência de mercado desses retornos dos consumidores em diversos pontos de contato com a marca. Com ela, é possível agrupar todos esses feedbacks em uma única plataforma.
A separação por segmentos, SKUs e produtos personalizáveis em diversos níveis, tais como “Atenção ao Cliente” ou “Geladeira Prata Duas Portas” por exemplo, detalha ainda mais o nível de análise possível com a Postmetria.
Analise suas campanhas e dos seus concorrentes
Monitorar e analisar a performance das campanhas de marketing durante esse período é necessário para saber como está sendo a percepção do público do conteúdo que você divulga nas redes sociais.
Além disso, é preciso ficar alerta em como a sua concorrência se prepara a reage à Black Friday. Analisar o Spontaneous NPS deles, obtido a partir dos comentários em redes sociais, pode lhe dar uma ideia disso, seja por atributos ou por posts.
Mais do que utilizar o S-NPS como benchmarking, os consumidores de seus concorrentes podem dar ideias a sua marca de ações a serem evitadas. Além disso, é possível identificar espaços em branco no mercado que podem ser preenchidos por sua empresa com novos produtos e serviços.
Se preparar pra esse grande evento, portanto, é essencial para não ficar para trás. Não perca tempo e transforme todo esse insumo do Big Data em inteligência de mercado. Otimize a experiência do seu consumidor para maior retenção e lucratividade. Quer aproveitar o máximo dos seus consumidores durante a Black Friday?