Em tempos de crise, muitas empresas focam em reduzir custos, porém, muitas vezes, a única saída está na criatividade. É preciso inovar para superar obstáculos, contornar situações e conseguir agregar valor para seus clientes, criando novos diferenciais.
No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre como inovar em tempos de crise e garantir o sucesso de sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!
Planejamento estratégico
Antes de tomar qualquer decisão e partir para a ação, reveja o seu planejamento estratégico. Avalie suas premissas e objetivos e veja se estão condizentes com a atual situação da empresa e do mercado, modificando tudo que for necessário.
Para alcançar resultados diferentes, é preciso ter ações diferentes. A revisão do planejamento estratégico é o primeiro passo para definir quais serão os novos objetivos e saber o que precisa ser feito para alcançá-los.
Visão de mercado
Com objetivos e estratégias bem definidos, é hora de avaliar o mercado: como a concorrência está se comportando, quais são as principais tendências, como a demanda varia, entre outros. Atualizar sua visão de mercado é fundamental para prever corretamente as consequências de suas decisões e identificar como a empresa pode criar um diferencial estratégico em seu nicho de atuação.
Além disso, essa análise possibilita fazer um benchmarking, avaliando quais são as melhores práticas de empresas concorrentes e como elas podem ser adaptadas a seu modelo de negócio. O benchmarking pode se revelar uma importante ferramenta de gestão em tempos de crise, fornecendo uma dose de inspiração e criatividade necessárias para inovar, sem que necessariamente a empresa precise elevar seus custos.
Análise dos clientes
Outro ponto para inovar em tempos de crise é saber avaliar atentamente o comportamento de seus clientes. Seu público alvo continua sendo o mesmo? Suas ações de marketing estão sendo eficazes? O que seus clientes esperam e o que a sua empresa tem oferecido?
Esse tipo de análise é imprescindível para compreender como está o relacionamento da empresa com seu público e se você entrega o que eles procuram. A partir daí, é possível desenvolver novas ideias que poderão alcançar os clientes almejados no que eles buscam ou ajustar suas estratégias para atender um novo perfil de consumidor.
Ferramenta de pesquisa
Tanto no caso do benchmarking, quanto na análise dos clientes, o ponto principal é a pesquisa. A utilização de um software específico para essa pesquisa — como a Postmetria — auxilia diretamente na coleta de informações na internet e proporciona um aperfeiçoamento da inteligência e estratégia competitiva do negócio, permitindo que os gestores tomem decisões mais ágeis, assertivas e confiáveis.
Inovação é algo que depende, em grande parte, de criatividade e planejamento. Inovar em tempos de crise, a princípio, pode parecer uma tarefa impossível, principalmente quando os esforços estão voltados para questões urgentes como redução de custos e solução de problemas. Entretanto, apresentar algo novo em um momento de crise pode ser o diferencial que garante a fidelização de seus clientes e o sucesso de sua empresa em um mercado onde muitas acabam sucumbindo.
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