Você sabia que pesquisa e monitoramento de redes sociais não são a mesma coisa? Pois é. Entre elas existem diferenças bastante significativas, ainda que cada uma tenha seu valor de acordo com o contexto.
No caso da pesquisa, ela é essencial para traçar um perfil mais profundo de seu público, a partir da análise e interpretação sobre o comportamento do consumidor, dando ao empreendedor parâmetros para que ele tenha maiores possibilidades para executar uma ação.
Por outro lado, o monitoramento permite acompanhar citações feitas sobre sua marca, oportunizando o atendimento de questões instantaneamente. Assim, enquanto a pesquisa é um retrato de alta resolução do contexto (profundidade), o monitoramento é um acompanhamento rápido do presente (rapidez).
A pesquisa
Como um bom trabalho de análise profunda, a pesquisa (em especial as de conteúdo espontâneo na internet) pode oferecer benefícios a exemplo de uma melhor compreensão do perfil das pessoas que envolvem o universo do seu negócio, a interpretação de tendências comportamentais, conhecimento denso da concorrência, e a possibilidade de decidir com maior precisão baseado em estatísticas, sínteses interpretativas, dentre outros.
Assim, por meio de feedbacks colaborativos espontâneos, ou outras práticas de análise de mídias, seja de conteúdo espontâneo (posts), ou estimulado (questionário), é possível aumentar a precisão nas ações direcionadas ao público-alvo, garantindo assim, menor desperdício de energia e de dinheiro para sua empresa.
O monitoramento
Por se tratar de um acompanhamento contínuo, mesmo com recursos informacionais mais superficiais (considerando que análise semântica ainda não é uma realidade, em especial, para as Micro e Pequenas Empresas – MPEs), o monitoramento torna-se interessante, por gerar resultados periódicos automáticos da web.
Diferenças
Então, entre essas duas técnicas de análise, PESQUISA & MONITORAMENTO, é possível identificar diferenças importantes, o que significa que ambas têm sua utilidade de acordo com as necessidades de quem as usa, e inclusive, podem atuar conjuntamente complementando ações uma da outra.
Mas é importante destacar que, no caso do monitoramento, dependendo do objetivo, apenas o acompanhamento de citações acaba não sendo tão eficiente quanto uma análise mais aprofundada que busque a compreensão contextual dessa citação. Nesse sentido, a pesquisa comportamental nas redes sociais é mais completa em termos de conhecimento de mercado.
Também no monitoramento, existe uma alta taxa de desperdício de informações, uma vez que é comum o conteúdo coletado automaticamente trazer material pouco relevante, ao passo que na pesquisa, o trabalho (montagem da amostra) é composto exclusivamente com comentários focados no objetivo do estudo (selecionados qualitativamente), gerando maior eficiência na análise profunda… O Método Postmetria por exemplo, traz uma estrutura científica de um Plano Amostral que assegura a confiabilidade dessa amostra, saiba mais clicando aqui.
Além disso, em softwares de monitoramento também é comum o período de buscas “devido a limitações das APIs das redes sociais” concentrar-se em no máximo até 30 dias, enquanto que em alguns softwares de pesquisa, a exemplo do Postmetria, não há limite de tempo para coleta de posts, podendo ser realizada de acordo com as necessidades do usuário.
Pesquisa e monitoramento: realize o melhor investimento
Então, para que sua empresa obtenha sucesso em ações junto ao seu público-alvo, e com isso, você transforme-se num expert em seu mercado, ou ainda, para ter uma maior confiança na tomada de decisões estratégicas, conte com estudos aprofundados! Plataformas multifuncionais de pesquisa, que além de metodologias claras, contemplem um misto de coleta automática de posts e coleta aberta com seleção qualitativa, via navegação nas redes sociais, lhe auxiliarão a mais que alcançar a opinião espontânea dos consumidores, criar um banco de dados inteligente que oportuniza investir com mais segurança e economia no crescimento do seu negócio…
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