Não apenas grandes empresas se beneficiam de pesquisas sobre perfil de público alvo. A internet, principalmente, tornou possível fazer pesquisas muito confiáveis, com custos muito acessíveis.
Essas pesquisas servem para delimitar o público de uma empresa, o que desejam e para diagnosticar problemas.
Por isso, damos abaixo 5 dicas incríveis de como definir seu público alvo.
1 – Delimite um problema de pesquisa
Para pesquisas sobre perfil de público alvo é essencial um problema bem definido. Ou seja, saber qual é o objetivo que se quer de fato conhecer.
Um problema de pesquisa não deve pretender solucionar todas as questões relativas à sua empresa. Deve ser centrado em uma problemática capaz de trazer informações claras sobre as preferências do seu público alvo naquele quesito.
Pesquisas com um problema/objetivo mal-definido encontrarão resultados genéricos que terão pouca aplicação prática. Por isso, parar e pensar bem sobre o problema a ser atendido é de suma importância como objetivação do estudo.
2 – Direcione a pesquisa ao seu perfil primário de cliente
Todo negócio tem um perfil de cliente ao qual o produto se direciona. Se a empresa vende roupas sociais masculinas, o público alvo primário são homens que frequentam com assiduidade (a maioria por questões profissionais) ambientes formais. Portanto, o filtro de informações da pesquisa será direcionado a esses homens, para que o instrumento traga a opinião deles sobre um aspecto do produto.
É possível também utilizar a pesquisa de público alvo para afunilar mais seu próprio público. Isso significa descobrir as idades, faixas de renda, constituição familiar, etc., que o constituem, permitindo criar campanhas especificas a partir dessas informações.
3 – Procure a metodologia de pesquisa que melhor sirva aos seus propósitos
Existem diversas metodologias de pesquisa para perfil de público alvo, também conhecido como buyer persona. A aplicação de questionário e grupos focais, por exemplo propiciam análises quantitativas e qualitativas, respectivamente, sobre o problema de pesquisa.
Cada metodologia tem seu papel. Por exemplo, assim como questionários podem ajudar a conhecer melhor o público alvo com dados sobre quem são, gostos, hábitos de compra, etc., técnicas de grupos focais auxiliam em um conhecimento mais psicológico sobre o que público pensa do produto, seus desejos e como se relacionam emotivamente…
Nesse sentido, técnicas que trazem maior agilidade e economia são as pesquisas online, como exemplo, os Métodos Mistos Enxutos da Postmetria. O método da Postmetria é uma forma de pesquisa que coleta dados da internet, especialmente redes sociais e, mediante uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa, focada tanto no conteúdo quanto no falante, faz emergir um estudo mais profundo sobre o que há de relacionamento nos contextos dessas falas.
Portanto, a diferença é que, enquanto pesquisas de questionário trazem apenas as informações que você gostaria de saber, as pesquisas profundas de conteúdo espontâneo trazem (além do que você quer saber) principalmente aquilo que o seu público quer lhe dizer, e da maneira mais autêntica possível!
4 – Dê muita atenção aos dados obtidos
Com os dados em mãos, cabe fazer a análise. Essa é, possivelmente, a parte mais complexa da pesquisa, pois os dados devem ser correlacionados e vistos sempre em conjunto. Inclusive, essa seleção é o que irá montar uma amostra de maior ou menor relevância para a sua pesquisa. A análise é o salto informativo dos dados objetivos (interpretações profundas dos textos, tipos e números de respostas, categorias de filtros, notas médias dadas por cada categoria, etc) para a construção do conhecimento que transforma a subjetividade dos dados em conhecimento efetivo!
Mas deve-se tomar cuidado para não se deixar enganar com os números obtidos. Precisa-se fazer uma análise minuciosa sobre o contexto, intenção e momento dos resultados. Especialmente, é preciso NÃO ter uma resposta pronta, a priori, a qual se deseje “encaixar os dados” aos seus próprios interesses, para não corromper os resultados do estudo.
5 – Torne a pesquisa aplicável na prática
Toda a pesquisa só servirá se, a partir dela, algo for realizado. Uma pesquisa de perfil de público alvo é uma forma de encontrar meios para atingir ainda mais esse público e tornar possível a ampliação da marca.
É necessário transformar os resultados em ações. Se nas comunicações autênticas e espontâneas coletadas nas redes sociais e outros ambientes colaborativos da internet, por exemplo você identifica algum receio do público no uso do seu produto, aplique ações de reversão desse conceito negativo, a partir das informações colhidas.
Use campanhas de marketing, relacionamento com formadores de opinião, com argumentos pontuais e estratégicos do seu mercado! Aqui, na Postmetria, tivemos o caso de um cliente, uma empresa que trabalhava com produtos de nanotecnologia, focada no B2B (parecia impossível que eles conseguissem informações relevantes na espontaneidade da internet, né!?), mas as informações trazidas pela pesquisa na internet foram tão estrategicamente relevantes, que estimulou alterações em nível de planejamento estratégico de negócio dessa empresa, em especial, na compreensão do que de fato interessava ao seu mercado alvo.
Por fim, também é importante ter a consciência que uma pesquisa de público alvo tem uma validade média de 9 meses. Por isso, renove periodicamente esse diagnóstico de mercado…
Tem mais alguma dica? Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Nos escreva abaixo!