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Como as redes sociais podem auxiliar no aumento das vendas do seu negócio?
27 de julho de 2016
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Com o avanço tecnológico e o acesso das pessoas às redes sociais, utilizar a internet deixou de ser uma opção para empresas, passando a ser obrigatório e imprescindível para o bom andamento dos negócios.

No passado, a internet era instrumento apenas de consulta, onde os usuários se alimentavam do conteúdo ali exposto, sem nenhum tipo de interação. Depois dessa era, surgiu a chamada Web 2.0, onde os usuários puderam inserir conteúdo, comentários e dialogar com outras pessoas.

Hoje vivemos na especulativa era da Web 3.0, onde esta nova geração prevê conteúdos organizados de forma semântica, mais personalizada, com aplicações inteligentes e publicidade totalmente baseada em pesquisas e comportamentos.

Assim, é importante saber que métodos passados não funcionam mais com tanta eficácia. Se o público tem uma nova forma de pensar, as empresas precisam ter uma nova forma de compreender seu público alvo para anunciar.

Pensando nisso, trouxemos alguns passos para ajudá-los a saber como desenvolver os métodos da sua empresa e aumentar as vendas com as redes sociais. Acompanhe!

Como elaborar estratégias eficazes nas redes sociais

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto ComScore, os brasileiros são, em todo o mundo, as pessoas que mais passam tempo no Facebook. Com uma média de 650 horas/mês. Os dados mostram que esse tempo dobrou em um ano. Assim, sua empresa não pode deixar de aproveitar esse e outros canais para promover seus produtos e aumentar suas vendas.

No mundo, algumas das principais redes sociais são o Facebook, Youtube e Twitter. Apenas nessas três mídias existem cerca de 800 milhões de contas cadastradas e esse número só aumenta. Se sua empresa já possui uma conta nessas mídias, parabéns. Resta-nos agora aprender a utilizá-las da forma correta para poder aumentar as vendas.

Promova o diálogo

Usuários enxergam as redes sociais como ferramentas de comunicação, assim as empresas devem ter o mesmo olhar, utilizando as mídias como canais abertos de comunicação com os clientes.

Além disso, é de extrema importância que todo conteúdo seja muito bem pensado. A maior estratégia deve sempre ser materiais ricos, que envolvam seu público e faça-os querer interagir com a pauta e compartilhar com os amigos. Suas redes devem atingir clientes potenciais, oferecendo conteúdo não só de atração antes da venda, mas também para depois dela.

Analise os resultados gerados

Para esse tipo de ação, os resultados apresentados têm sido muito satisfatórios. As redes sociais ajudam as empresas com a divulgação de seus produtos e serviços, fazendo com que a mesma se torne conhecida e cresça no mercado.

Hoje, ao decidir pela compra de um produto qualquer, a primeira ação dos clientes é consultar outras opiniões na internet. E as redes sociais são a melhor forma para se obter as informações desejadas.

Se sua empresa for bem divulgada, ela, automaticamente, aumentará as vendas. O público hoje não quer mais ser somente atingido com boas campanhas de vendas, ele precisa de um suporte e também de conteúdo útil para suas necessidades.

E nesse caso, a recíproca é totalmente verdadeira também! Pois, da mesma forma que os clientes potenciais analisam a marca antes de realizar uma compra, a empresa precisa aprender com os feedbacks e comentários gerados pelo segmento de mercado como um todo, assim como, pelas avaliações específicas da sua marca. Claro que sabemos que com a quantidade de informações existente hoje, é uma tarefa inglória apenas contar com ferramentas que acumulam comentários, transformando um “Banco de Dados” num “Bando de Dados”… Nesse sentido, a solução é contar com metodologias que lhe permitam aprofundar um contexto de informação, que proponha um certo nível de segurança de generalização dos dados obtidos, para poder embasar a tomada de decisões com maior confiança. Analisar o que o público tem falado sobre sua marca e sobre seus concorrentes e segmento de mercado, ajuda a traçar uma curva de melhorias a serem alcançadas, assim como, constrói aos poucos um processo de Gestão do Conhecimento para o seu negócio!

Também vale dizer, que hoje existem no mercado empresas como a Postmetria, que possuem entregas super aderentes às práticas executivas de negócio, a exemplo de diagnósticos como a SWOT Espontânea (Matriz com indicação de pontos fortes e fracos, e cenários de ameaça e oportunidade de mercado), o Social NPS (convencionalmente conhecido como Net Promotor Score, mas que na inovação da Postmetria, sem precisar fazer uma pergunta, apresenta através dos posts espontâneos o grau de recomendação da marca e o nível de satisfação de clientes), assim como, uma inovadora classificação de Arquétipos de Consumo (perfil psico-mercadológico dos consumidores). Tudo isso, além de pesquisas customizadas e a Research Thinking© (Consultoria para consolidação da Proposta de Valor do negócio junto ao mercado alvo).

Incorpore social commerce em suas páginas

O social commerce é um novo conceito de comércio eletrônico que surgiu para se adequar às redes sociais. Em resumo, ele é uma integração das mídias sociais com o e-commerce. Uma das aplicações para essa ferramenta é a associação de uma loja ao Twitter (t-commerce) ou do Facebook (f-commerce).

Assim, você poderá vender diretamente para o seu público com o auxílio dessas plataformas. Você também pode incorporar o social commerce em sua página de vendas. Com a inclusão de plugins em seu site, botões de avaliações, recomendação e likes.

E então, viu como as redes sociais podem ajudar a aumentar as vendas da sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

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