Como investir em Inteligência Competitiva pode ajudar sua marca

Um mercado cheio de concorrentes pode ser intimidador. Entretanto, ignorar a concorrência é o caminho mais rápido para a irrelevância. A inexistência de concorrentes pode ser um indicio que você delimitou demais seu mercado ou está vendendo um produto que ninguém quer. Portanto, investir em Inteligência Competitiva é essencial para saber sua posição geral no mercado os motivos desse posicionamento.

de olho na concorrência

As marcas precisam estar cientes de suas forças e fraquezas em relação à concorrência e o setor em que atuam. Uma das melhores formas de fazer isso é analisando os dados disponíveis no Big Data da Internet, como os comentários espontâneos de clientes feitos nas redes sociais.

Analisando as Redes Sociais da Concorrência

Os comentários feitos abertamente em redes sociais da concorrência oferecem ótimas oportunidades para entender como esses consumidores se comportam. Seus sentimentos em relação à produtos, campanhas e posicionamentos dos concorrentes ajudam a formar uma inteligência de mercado assertiva.

No estudo sobre as super fintechs que a Distrito fez utilizando a plataforma da Postmetria, por exemplo, é possível observar um comparativo de marcas que são – em maior e menor grau – concorrentes entre si.

Comparativo de Spontaneous NPS das Super Fintechs feito pela Distrito

A construção dessa visão ampla da percepção dessas fintechs por seus consumidores foi possível pela coleta e análise das opiniões espontâneas nas redes sociais, agregando um valor substancial ao estudo com a métrica do Spontaneous NPS.

IA para Inteligência Competitiva

Escalar essa análise é, muitas vezes, humanamente impossível. Nesse sentido é que a Inteligência Artificial vêm para auxiliar esse processo. Na Postmetria utilizamos nossa IA para analisar e avaliar cada comentário feito. Assim, é possível tirar insights da concorrência de forma automatizada e escalável.

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Dificuldade em analisar dados demais gera baixa retenção de inteligência

Aplicada à análise de concorrência, a leitura feita por IA pode ainda ajudar sua marca a descobrir os chamados white spaces no mercado. Isto é, descobrir espaços e nichos a serem preenchidos com novos produtos ou serviços ainda não explorados por seus concorrentes. Dessa forma, sua marca inova sem repetir o que os outros já estão fazendo.


Não basta apenas focar no seu próprio nicho de mercado. É preciso estar atento aos seus concorrentes para estabelecer uma visão completa de como os consumidores estão percebendo e reagindo à sua concorrência. Com a Postmetria é possível fazer isso. Quer saber como?

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