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5 passos para aumentar as vendas de sua empresa
20 de janeiro de 2016
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Não existe período melhor para se falar em aumentar as vendas do que o final e o início do ano. Os consumidores estão com mais dinheiro do bolso, devido ao pagamento do décimo terceiro salário, e todos desejam, em maior ou menor medida, comprar presentes para suas famílias (ou para eles próprios). Além disso, muitos também estão dispostos a fazer pequenas reformas e melhorias na apresentação da casa para receber parentes, ou simplesmente começar o ano novo com mais novidades de consumo.

Você pode e deve aproveitar essa oportunidade para impulsionar o seu negócio, mas aconselhamos cautela e agilidade ao mesmo tempo. E por onde e como se deve começar? Confira a seguir algumas dicas práticas sobre o que é necessário para  aumentar as vendas de sua empresa!

 

Conheça o seu cliente

O primeiro passo para alcançar seus objetivos é conhecer muito bem o que os seus clientes já compram com você. Dessa forma, você vai poder deduzir o que eles desejam, além do que está sendo oferecido e ofertar esses produtos e serviços no momento certo, aumentando suas vendas. É necessário conhecer profundamente o perfil da clientela e as atividades que realizam no seu site de compras. Mas além disso, também pode-se analisar o histórico de compras desses clientes, os dados que estão no seu cadastro e as interações com a empresa.

Fique de olho no mercado

Toda empresa deve pesquisar sua reputação e o conceito de marca da concorrência, além do mercado de uma forma geral. Essas informações vão apoiá-lo nas decisões estratégicas. O ideal é que você monte um plano para fazer essa análise de modo constante, definindo que tipo de dados quer conhecer, quais deles são relevantes para o seu negócio, e contando com serviços e ferramentas tecnológicas para realizar tudo de forma confiável e prática, mas principalmente, com profundidade.

Realize suas próprias pesquisas

Existe um mar de informações espontâneas dispersas e navegáveis na web, das quais você pode e deve se apoderar para entender a essência do que falam e pensam os internautas, conhecer quais são as expectativas e insatisfações em relação ao seu segmento, mercado, ou produto. Antes de lançar um novo produto ou serviço, por exemplo, é possível checar com antecedência o interesse do público-alvo, através de um e-mail marketing, ou (querendo um retorno mais espontâneo), de uma pesquisa a partir das redes sociais como a Postmetria…

Busque novos clientes

Para aumentar as suas vendas, você precisa vender mais para os seus atuais clientes e conquistar novos. Ficando por dentro dos números do mercado, com quem e como sua concorrência está se se relacionando, você pode implementar uma estratégia para atingir um público maior que tenha interesse no seu produto.

Explore o seu diferencial

O conhecimento do seu mercado é a chave do sucesso, conforme mostramos anteriormente. Apenas os experts em seu ecossistema de negócios saberão tirar oportunidades, mesmo durante a crise! Portanto, para aumentar suas chances, você deve entender porque o seu cliente prefere você à concorrência (ou vice-versa) e explorar esse diferencial… Se o preço for o grande motivo, invista nisso, destaque esse aspecto na sua divulgação, estude a possibilidade de ser ainda mais agressivo e fazer uma grande promoção. Se a qualidade for o determinante, vá por esse caminho!

Uma vez que você fez seu dever de casa e implementou medidas para impulsionar suas vendas alinhadas com o perfil dos seus clientes e do seu negócio, fique atento à entrega do produto ou serviço e à qualidade do atendimento. Se for o caso, também é muito interessante fazer uma pesquisa na internet a partir de posts sociais, para medir o efeito das suas campanhas de marketing e da concorrência, no comportamento do consumidor.

De nada adianta vender mais num determinado momento apenas para, logo depois, decepcionar os clientes e perdê-los. É mais difícil trazer de volta um cliente insatisfeito do que conquistá-lo. Por isso, faça um plano que leve em consideração a sua capacidade de atendimento e você só terá o que comemorar!

Você tem alguma outra dica de sucesso para aumentar as vendas para compartilhar conosco? Deixe o seu recado no espaço de comentários. Conhecer a sua experiência será muito importante para nós!

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