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4 sinais de que a sua empresa precisa de pesquisas de mercado online
11 de maio de 2016
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O sucesso de um empreendimento é diretamente determinado pela capacidade de observação e de organização estratégica de quem o gere. E, assim sendo, a melhor maneira de se obter êxito é conhecer/empregar metodologias diferenciadas e inovadoras para otimização de resultados.

No contexto digital, as pesquisas de mercado online são as maiores aliadas dos empreendedores e empresas que conseguem destacar-se e crescer em meio à concorrência.

Mas quais são os principais indícios apresentados por uma empresa que apontam a necessidade de uma pesquisa mercadológica mais apurada? Pensando nisso, reunimos e explicamos os 4 sinais mais recorrentes. Acompanhe:

Não conhecer o público-alvo

Um produto sempre existe para atender uma demanda social. Para dominar um mercado é preciso conhecê-lo. A partir da análise dos erros e acertos que cada curso de ação incorreu, você descobre qual a melhor estratégia a ser tomada, diminui incertezas e aumenta seu índice de acertos.

Existem duas formas tradicionais de mensuração do público-alvo de um segmento. A qualitativa e a quantitativa. Enquanto a primeira preocupa-se com as motivações e tendências de um grupo consumidor (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc), a segunda mensura dados mais específicos (idade, comportamento, hábitos de consumo, escolaridade, renda etc.).

O método que concilia as duas formas de maneira prática e eficaz é o Métodos Mistos Enxutos (Lean Mixed Methods), inédito no Brasil, só é possível através do software da Postmetria. Passando por um aprofundamento de análise com o método certo, ele pode qualificar em muito a inteligência competitiva dos negócios de qualquer segmento, independente do tamanho da empresa, tornando-se um diferencial e tanto para quem o adota.

Desconhecer a estratégia da concorrência

Prestando atenção na estratégia do seus concorrentes, você poderá aprender não apenas com seus próprios erros e acertos como também com o(s) dele(s). Afinal, a concorrência está inserida no mesmo mercado que você busca atingir e cativar.

Poderá comparar as táticas, observar itens como a taxa de conversão (quantidade navegantes que tornam-se consumidores do produto final), ROI (retorno sobre o investimento), relação da marca com o cliente, revisões de criticas online, dentre muitos outros. Quanto mais detalhadas e objetivas forem suas pesquisas de mercado online, maiores suas chances de crescer e tornar-se proeminente no seu ramo.

Não possuir objetivos e metas específicos  

Estabelecer objetivos é uma tarefa que requer muito mais astúcia que a maioria das pessoas costuma acreditar. Pode-se relacionar um empreendimento à um tabuleiro de xadrez. Não basta simplesmente vislumbrar o “xeque-mate”, é preciso pensar cautelosamente em cada passo e jogada até o objetivo final.  Antes de simplesmente dizer “meu objetivo é lucrar” ou “minha intenção é dominar o mercado”, é preciso pensar quais medidas influenciam esses fins e qual a melhor maneira de triunfar nelas. A pesquisa mercadológica é, definitivamente, a maneira mais eficaz de conhecer a fundo seu mercado. Com ela você poderá acompanhar todo tipo de métrica digital. Como, por exemplo, conhecer o grau de recomendação da sua marca e concorrentes, e o perfil (arquétipo) de consumo do seu público principal (social persona).

Investimentos em marketing sem retorno a longo prazo

Existem duas maneiras de se publicizar um produto, através do Outbound Marketing ou pelo Imbound Marketing. O primeiro é o tradicional, no qual você vai até o público (genérico) e expõe sua marca. Trata-se de uma metodologia eficaz mas que demanda investimentos até 60% maiores. Na maneira Imbound, o público é atraído até você pois, graças às pesquisas online, você sabe a quem se dirigir e direciona seus esforços para chamar a atenção de quem realmente terá  interesse em consumir seu produto. E tendo, ainda, a chance de seduzir e fidelizar esses clientes.

Quanto mais humanizado o perfil que você estabelecer do seu cliente, melhor. Através do monitoramento feito pelas pequisas de mercado online você tomará decisões estratégicas cada vez mais certeiras.  Para isso, escolha uma plataforma expert no assunto para ser seu braço direito. O céu não será o seu limite!

O que achou dos quatro pontos abordados? Conte conosco para solucionar qualquer dúvida e discutir a respeito. Acompanhe muito mais na nossa página do Facebook, esperamos você por lá!

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